quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

2013 - O ano da Serpente de Água Yin






No dia 10 de fevereiro de 2013 terá início o Ano Novo Chinês – o Ano da Serpente de Água Yin.

Após um ano onde reinou o Dragão de Água Yang, impetuoso, os ânimos agora se aquietam, reinando mais serenidade. Um bom ano para refletir, planejar e procurar respostas.

Bem a cara da Serpente: reflexiva, curiosa, coerente, organizada e sensual.

Entretanto, vale notar que será preciso prestar atenção aos comportamentos traiçoeiros, falsos e desleais. Pensar muito antes de agir. Também, a cara da Serpente, que pode ser calculista, vingativa, desconfiada e obstinada.

Acompanha a Serpente de 2013, a Água Yin, que é como uma chuva de primavera: generosa e pacífica, ao contrário de 2012, quando era como um rio torrencial. 

Entretanto, muitos desastres que tiveram início no ano do Dragão tendem a culminar no ano da Serpente, pois estes dois signos estão intimamente relacionados.

A Serpente de Água Yin trará comunicação, paixão, interesses e muita curiosidade. Muita sensibilidade e intuição.

É provável que se encontre mais facilidade para se transpor obstáculos e oposições, uma vez que o movimento de ondulação da Serpente se alia à Água, que ultrapassa, praticamente, qualquer barreira.

De acordo com Lysia Baginski, “dentre os muitos aspectos que se apresentam para este ano, dois chamam a atenção: o da força para a ação e o movimento e o da busca pelo equilíbrio emocional. O primeiro sugere cuidado com o aspecto de “excessos”, que pode acontecer tanto no uso da força, trazendo opressão ou conflito, quanto na área de exposição. E para manter o equilíbrio emocional, será necessário utilizar a sensatez e desenvolver a consciência, pois existirá um descompasso entre o “querer” e o “emocional”, ou seja, os dois precisarão trabalhar em conjunto. Dessa forma, as pessoas irão se movimentar de uma forma mais equilibrada. Por isso são recomendadas as práticas interiores, tais como, meditação, qi kun, yoga, etc. 

Ainda vale a pena mencionar os seguintes aspectos: 

­ A inteligência estará mais evidente, a sensibilidade mais bloqueada e a ansiedade com um grau bastante elevado.

­- O coração do ser humano estará mais inquieto e pouco
  amoroso, tendendo ao passional.
­- O trabalho deverá ser desenvolvido de forma coletiva, não
  tendo espaço para o egoísmo.
­- Os líderes estarão mais centralizadores e controladores.
­- Os seres humanos estarão mais sensíveis aos aspectos da
  natureza.
­- O campo da diversão, lazer e prazer estará com mais
  dificuldades e menos oportunidades.

Este será um ano onde todos estarão mais diretos e contundentes. Por isso, caberá às mulheres sábias, redirecionar para outros alvos a hostilidade que percebem do exterior para que elas não sejam alvos e para que essa energia seja canalizada de forma construtiva. As mulheres deverão evitar competir com a agressividade dos homens, mesmo que a tendência deste ano seja de estarem mais inteligentes e emocionalmente mais equilibradas que eles. Substituir a agressividade pela engenhosidade é uma postura recomendada. No que diz respeito aos prazeres dos sentidos, inclusive no aspecto sexual, sugerimos que adotem posturas comportadas e roupas mais tradicionais. No aspecto familiar, se a mulher competir com o homem, a família poderá ficar desestabilizada.

Será um ano de maior desgaste material e financeiro, onde o futuro não ocupa a primeira preocupação. Existirá uma tendência ao desperdício, quando o ideal seria economizar. 
Todos os excessos trarão um desgaste de energia, pois não será o momento para isso. Por exemplo, toda vez que você sentir uma grande necessidade de comprar e de comprar, procure perceber o que está realmente faltando na sua vida. Então, procure observar a real necessidade de suas compras e controlar o impulso, principalmente no quesito “beleza”. 

Na saúde, observe o equilíbrio entre a alimentação, o descanso, o trabalho e o lazer, pois existirá uma tendência de se ficar mais envolvido com um aspecto em detrimento de outro. Isso trará maior desgaste energético para o corpo. As pessoas deverão estar atentas ao aspecto do fígado, observando o que sentem, comem e tudo o que esteja ligado aos prazeres sensoriais.

A nível mais amplo, homem e planeta, passarão por transformações que poderão se manifestar de uma forma rápida e inesperada. O resultado final dessa movimentação será positivo, pois a energia que não serve mais precisará ser substituída. O importante será não se desestabilizar. No caso de choque entre pessoas e grupos, cabe lembrar que não haverá ganhadores, apenas perdedores. Quem ganha pela força perde no plano íntimo, o emocional e o espiritual. Esta divisão também pode indicar consciências divididas: os que estão prontos para o avanço e a evolução e os que ainda não estão. Será fundamental que todos se esforcem na busca do seu “Eu Interior”, fortalecendo as vontades, e reforçando o foco nos objetivos de vida.

E como observações finais para este Ano da Serpente de Água deveremos:

­- Procurar agir com foco e determinação, mas sem arrogância 
  ou violência.
­ - Valorizar e melhorar o seu lado interior, emocional e 
  espiritual, pois é aí que se encontra a verdadeira força para 
  a evolução pessoal e humana.”

Para as pessoas nascidas no ano da Serpente (1917, 1929, 1941, 1953, 1965, 1977, 1989, 2001, 2013), recomenda-se atenção, pois estarão em “evidência”, mais sujeitas a passar por instabilidades e/ou imprevistos ligados ao aspecto material. Já as nascidas no ano do Porco (1923, 1935, 1947, 1959, 1971, 1983, 1995, 2007), também precisarão se acautelar, pois estarão mais sensíveis nos campos emocional e/ou íntimo.

Até o dia 30 de janeiro de 2014, o setor Nordeste de todos os lares e locais de trabalho estará extremamente favorável. Por outro lado, deveremos evitar o centro, que estará bastante desfavorável. Dormitórios, circulação de vento, motores em funcionamento por 24 horas, não são recomendados para esta direção em 2013. O Sudoeste deverá ser olhado com atenção e cautela. 

O período que antecede o ano novo chinês é um bom momento para limpar, organizar e descartar tudo o que não for mais útil. Esta faxina, física e energética, deve ser feita não só nos imóveis como também na própria pessoa, tratando postura, corpo e mente.

Também é um bom momento para uma reavaliação global, a nível de Feng Shui, tendo em vista a mudança de energia ocasionada pelas estrelas anuais que "voam" para determinados palácios (pontos cardeais), reconfigurando todo o espaço.

A todos um Feliz Ano Novo, com muita saúde, felicidade, prosperidade e sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário