quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CORES




Cada cor representa um elemento do WU HSING 

Cores quentes têm polaridade YANG  e cores frias têm polaridade YIN.
Um dos primeiros estudiosos que analisou as propriedades da cor foi Aristóteles, relacionando as cores com a terra, a água, o céu e o fogo.
Leonardo da Vinci classificou como cores básicas o amarelo, o verde, o azul e o roxo, de acordo com as categorias de Aristóteles, agregando o branco como receptor de todas as demais cores e o preto – a obscuridade – como sua ausência.
Na China Antiga, os pontos cardeais eram representados pelas cores azul, roxo, branco e verde, reservando o amarelo para o centro (o amarelo foi, tradicionalmente, a cor do império chinês).
Os egípcios as usavam com fins curativos.
Os gregos da antiguidade fizeram da cor uma ciência. 
Isaac Newton foi outro pioneiro da cor e trabalhou muito tempo antes de descobrir que, olhando através de um prisma, podia-se identificar sete cores.
 
O precursor da psicologia da cor foi o poeta e cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) que em seu tratado “Teoria da cor” se opôs à visão meramente física de Newton, propondo que a cor, na realidade, depende também de nossa percepção, no que diz respeito ao cérebro e aos mecanismos do sentido da visão.
De acordo com a teoria de Goethe, o que vemos de um objeto não depende somente da matéria; tampouco da luz de acordo com Newton, senão aquilo que diz respeito, também, a uma terceira condição, que é nossa percepção do objeto. 
ROXO: elemento fogo, ativador, a vida, a paixão. Força, perseverança,  liderança. O roxo estimula o apetite.

LARANJA: elemento fogo mais terra. Comunicação, integração, liberdade, entusiasmo, atração, graça. É uma cor sociável, que faz com que as pessoas se sintam benvindas.

AMARELO: elemento terra, alegria, contenção, estabilidade, otimismo. Humor, imaginação, originalidade. O amarelo é a cor da criatividade e da comunicação..

VERDE: elemento madeira. Tranquilizante, representa a paz, o crescimento. Ajuda na concentração. No relaxamento. Harmonia, generosidade, bondade, amabilidade. O verde evoca imagens de esperança e prosperidade.

AZUL: elemento água. Relaxante. Ajuda na atividade.  Tranquilidade, calma, inteligência, honestidade, espiritualidade. A calma, serenidade e o descanso estão sempre relacionados com esta tonalidade.

VIOLETA:  elemento fogo e água. Transmutação. Ligado ao espiritual, à autoridade.  Enigma, mistério, poder. Como o amarelo, é uma cor que ajuda a desenvolver a criatividade.

DOURADO: elemento metal. Proteção, fortalece o coração. Autoconfiança, nobreza e simboliza o silêncio.

PRATEADO: elemento metal. Transformação. Apoia os processos progressivos. Pode ser combinada com todas as outras cores e atua contra a apatia. No geral, apoia a força das outras cores.

PRETO: elemento água. Misterioso, sofisticado, sensual. Absorve o CHI. É uma cor de proteção. Em nenhuma circunstância se deve usar o preto em casos de depressão, cansaço o ansiedade. O preto é a cor do mistério e do inexplicável.

BRANCO:  elemento metal. Pureza, limpeza , claridade, juventude , frescor. O branco é também uma cor protetora, utilizada por alguns grupos religiosos para expressar a simplicidade ou claridade e a pureza do coração.
Mas também representa o luto na China.

MARROM: o associamos com as coisas sólidas, seguras e permanentes. Nos ajuda a sermos práticos e não tão esbanjadores, nos mantém ligados aos velhos modelos, mas devemos estar abertos a novas ideias.


CINZA: é a cor da renúncia, mas também se associa ao medo e impede muitas pessoas de manifestarem seu verdadeiro eu. Num dia cinza nos sentimos abatidos. 

Fonte: Arquitectura Feng Shui


Nenhum comentário:

Postar um comentário