quarta-feira, 9 de abril de 2014

Por quê a compra de projetos pela internet não é recomendada



O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais - CAU/MG esclarece porque a compra de projetos arquitetônicos prontos pela internet não pode ser recomendada. Trata-se de mais uma estratégia de marketing que banaliza o papel da arquitetura e urbanismo; fragilizando seu potencial de contribuir em benefício de cada um e para a sociedade como um todo.
De uma forma simplificada, podemos entender isso como uma prática análoga ao marketing da automedicação, combatida pelos problemas imprevisíveis dos seus efeitos colaterais.

POR QUE A MELHOR OPÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO É PERSONALIZAR SEU PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO?
Profissionais arquitetos e urbanistas são profissionais que, após passarem por 5 a 6 anos na sua formação superior, com foco dominante em disciplinas técnicas e filosóficas de análise crítica, diagnóstico, planejamento e projeto, estão efetivamente aptos a atuarem como protagonistas responsáveis pelo ciclo completo, desde a concepção inicial original até a conclusão de uma obra.
A atuação do Arquiteto e Urbanista otimiza cada etapa do processo construtivo, qualifica as especificações dos materiais adequados e a técnica construtiva pertinente. Portanto, para obter o melhor retorno entre custos e benefícios é fundamental que cada projeto seja pensado em harmonia com as necessidades próprias do cliente, considerando as características de cada lote e seu entorno geográfico e cultural.
O investimento inicial em serviço de arquitetura e urbanismo completo e personalizado varia de acordo com o grau de complexidade do serviço e a qualificação do profissional contratado; mas, em média, fica abaixo de 5% do custo real por m² de cada obra. Existem ainda programas públicos municipais e federais que subsidiam estes serviços para a população de baixa renda, como a assistência técnica em arquitetura, entre outros. Afinal, a boa arquitetura tem de ser acessível para todos.

Fonte: CAU - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário